segunda-feira, 15 de junho de 2015

Questionário metabolismo de nucleotídeo



Questionário metabolismo de nucleotídeo


1. Defina purinas.

2. Quais são as bases nitrogenadas do nucleotídeo ?

3. Escreva uma das causas possíveis de hiperglicemia.

4. Qual é a enzima que regula a pirimidinas e as purinas ?

5. O tecido humano tem distintos sítios de ligação de nucleotídeo. Explique essa afirmativa. 

6. Explique o que é gota e o  porque do aumento da  concentração  de ácido úrico que pode leva a uma resposta inflamatória.

7. Qual a importância do DNA e RNA na síntese de timina?




































Resposta
1. A quantia de purinas encontradas na natureza é enorme, visto que 50% das bases nitrogenadas encontradas nos ácidos nucléicos, a adenina e guanina, são purinas. No ADN, essas bases formam pontes de hidrogênio com as bases pirimídicas complementares, timina e citosina.
2. Um nucleotídeo é constituído de três moléculas básicas:
Bases nitrogenadas, pentoses e um grupo fosfato no DNA, que possui uma fita dupla de nucleotídeos, as bases nitrogenadas são guanina, citosina, timina, e adenina no RNA, a cadeia de nucleotídeos é única e suas bases nitrogenadas são a adenina, citosina, guanina e uracila
3. É um termo referente a um estado sanguíneo no qual se encontra ácido úrico em níveis acima do normal no plasma.  Geralmente a condição tem início nos homens ainda na puberdade, porém as manifestações clínicas surgem somente depois de 10 ou 20 anos. A hiperuricemia é comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo que normalmente é assintomática. Está é uma situação que costuma vir associada ao hipertireoidismo, à gota, à leucemia, à toxemia gravídica, à diabete, ao alcoolismo e ao uso abusivo de diuréticos, por exemplo.
4. Ocorre pelas vias de recuperação, que são vias bem simples. Uma dessas vias de salvamento se resume a uma única reação, que é catalisada pela enzima adenosina fosforribosil transferase, onde a adenosina livre reage com o PRPP formando a adenina nucleotídeo correspondente. A guanina livre e a hipoxantina são recuperadas de forma similar, mas com uma enzima diferente.
5. Um sítio liga especificamente oxipurina nucleotídeos (IMP, XMP, e GMP), enquanto o outro sítio liga especificamente aminopurina nucleotídeos (AMP). Quando AMP e GMP (ou IMP) estão presentes simultaneamente, a atividade enzimática é inibida. Entre formação de 5-fosforribosilamina e IMP, não há etapas reguladas conhecidas, embora alterações nos níveis de tetra-hidrofolato tenham um efeito sobre a síntese “de novo”de purina nucleotídeos. No entanto, há regulação no ponto de ramificação de IMP para AMP e de IMP para GMP.   O ATP geralmente é a fonte de fosfatos transferidos para formar as moléculas di e trifosfatos, porque está presente em maiores concentrações do que os outros nucleosídeos tri-fosfatos.

6. A gota é causada pela presença de níveis mais altos do que o normal de ácido úrico na corrente sanguínea. Isso pode ocorrer se o corpo produzir ácido úrico em excesso ou se o tiver dificuldade de eliminar o ácido úrico produzido.
Quando essa substância se acumula no líquido ao redor das articulações (líquido sinovial), são formados cristais de ácido úrico. Esses cristais causam inchaço e inflamação nas articulações.

7. DNA O ácido desoxirribonucléico é uma molécula formada por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. Essas cadeias são constituídas por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina). A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular cada hélice serve de molde para outra nova.

RNA O ácido ribonucléico (RNA) é uma molécula também formada por um açúcar (ribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (U uracila, A adenina, C citosina ou G guanina). Um grupo reunindo um açúcar, um fosfato e uma base é um "nucleotídeo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário