segunda-feira, 15 de junho de 2015

Síntese da Timina

Timina
 A Timina é praticamente igual a Uracila quanto a fórmula estrutural molecular. Além disso, Timina, Citosina e Uracila são bases nitrogenadas do tipo pirimidina, sendo muito parecidas, se tivesse Uracila no DNA, consequentemente teríamos vários erros durante a replicação (duplicação) da molécula. A Timina é uma base nitrogenada de 5'-metil-uracila.

                                        Fonte: www.biologiatotal.com.br 

Este radical metil auxilia na proteção da molécula de DNA. A retirada de um radical amina da Citosina forma a Uracila e isto é um importante mecanismo de reparo para o DNA. O DNA é uma molécula que tem que ser mais preservada, já que é o DNA que conserva a informação genética que deve ser mantida para o perfeito funcionamento do organismo. O RNA é apenas uma molécula para construir os produtos destas informações contidas no DNA. O DNA surgiu depois do RNA, podemos assim dizer. São muitas moléculas de RNA produzidas a todo momento e que são desintegradas rapidamente e recicladas pela célula. Esta é uma das funções mais importantes na troca de base nitrogenada que vai formar o nucleotídeo que compõe as duas moléculas. Podemos acrescentar que a Uracila, por não ter um radical como as moléculas de Citosina ou Timina, podem acabar se ligando com diversas bases nitrogenadas sem seguir o pareamento clássico (A/T(U) e C/G). Isso só acontece na molécula de RNA e é isto que torna este ácido nucleico mais maleável na sua estrutura tridimensional, sendo possível encontrar diferentes tipos de RNA na célula.
Todos os nucleotídeos de Timina são provenientes de nucleotídeos de Uracila, sem gasto de energia. Não existe Timina com o carboidrato ribose (pentose do RNA) e não compensa para a célula ter Uracila com o carboidrato do DNA (desoxirribose).

Durante a síntese de Pirimidinas a Timina é sintetizada de maneira diferente, todos os produtos formados até agora, nucleotídeos, são de RNA, a Timina sendo uma base de DNA é formada a partir da Uracila que com a ação da Ribonucleotídeo redutase se torna Timina.


Livro: Fundamentos de bioquímica, Voet, Donald, 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário