segunda-feira, 15 de junho de 2015

Regulação da síntese de Nucleotídeos


      A síntese de Nucleotídeos é regulada por inibição retroativa de um modo similar à regulação da síntese de aminoácidos. Estas vias de regulação garantem que os nucleotídeos sejam produzidos em quantidades apropriadas. 
      
  • Regulação de Pirimidinas
      A regulação da síntese de pirimidinas é feita pela Aspartato Transcarbamilase, que é responsável pela primeira etapa da síntese de pirimidinas. Ela é inibida por CTP, o produto final da via iniciada por ela, ou seja, a reação catalizada por ATCase é rápida em pequenas quantidades de CTP e a velocidade diminui em concentrações maiores de CTP.

  • Regulação de Purinas

      A regulação da síntese de purinas é regulada em vários pontos, também por inibição retroativa. A etapa reguladora é a transformação de PRPP em fosforribosilamina pela enzima glutamina fosforribosil amidotransferase, ela sofre inibição retroativa por por muitos ribonucleotídeos purínicos. AMP e GMP podem atuar ao mesmo tempo inibindo a amidotransferase.
      O inosinato é o ponto de ramificação da síntese de AMP e GMP. As reações que se afastam de inosinato são pontos de inibição retroativa da síntese.
      O GTP é um substrato na síntese de AMP e o ATP é substrato na síntese de GMP, Esta relação tende a equilibrar a síntese de adenina e guanina.

  • Regulação de Desoxirribonucleotídeos
      A síntese de desoxirribonucleotídeos é controlada pela enzima Ribonucleotídeo Redutase. Esta é regulada alostericamente. A atividade da enzima é diminuída pela ligação de dATP, que indica que existe desoxirribonucleotídeos em abundancia. A ligação de ATP reverte a inibição. A ligação de dATP ou ATP, acentua a redução de UDP e CDP, nucleotídeos pirimidínicos. A ligação de Timina Trifostfato (TPP), estimula a redução de GDP e inibe a redução ribonucleotídeos pirimidínicos, o que ocasiona o aumento de dGTP, estimulando a transformação de ATP em dATP. Este padrão fornece o balanço apropriado dos quatro desoxirribonucleotídeos necessários á síntese de DNA.




Fonte: Livro Bioquímica. Sexta edição. Autores: Jeremy M. Berg, John L. Tymoczko e Lubert Strver. Editora Guanabara Koogan.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário