segunda-feira, 15 de junho de 2015

O que são Nucleotídeos?




Nucleotídeos ( Nucleótidos) são compostos que carregam energia em grande quantidade  e auxiliam no metabolismo , em especial as biossínteses, e em grande parte das células. Além de atuar como sinais químicos, respondendo a hormônios e outros estímulos extracelulares, são componentes estruturais de co-fatores enzimáticos, intermediários metabólicos e de ácidos nucleicos.

As moléculas de ácidos nucleotídeos são compostos de origem orgânica, recebe esse nome de acordo com a função no núcleo celular. São formados pela polimerização de nucleotídeos, sendo que cada um é composto de uma ose (podendo ser ribose ou desoxirribose, só que sempre será um pentose), uma base nitrogenada é um radical fosfato (HPO4), que é proveniente de ácido fosfórico.

Já em uma molécula de ácido nucleico, centenas ou em algumas vezes milhares de nucleotídeos encadeiam-se dando origem a um longo filamento podendo ser simples ou dupla. Normalmente, as moléculas apresentam um único filamento, que são as do grupo dos ácidos ribonucléicos, sendo todos representados pela sigla RNA, as que possuem duplo filamento (dupla cadeia de polinucleotídica) pertence ao grupo dos ác. desoxirribonucléicos, que é conhecida pela sigla DNA.
Nucleotídeos de DNA possuem como ose, a desoxirribose. Já os nucleotídeos de RNA possuem como ose a ribose.

Bases nitrogenadas são tem sua origem da purina e pirimidina. De modo que, se diferenciam uma da outra recebendo o nome de bases purínicas e bases pirimidínicas.

Fonte: http://www.infoescola.com/citologia/nucleotideos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário